Image

Progresso é a palavra mágica que impulsionou o homem, em todos os tempos, na busca de seu desenvolvimento pessoal e de seu domínio sobre as forças da natureza. No século da ciência e da técnica é a aspiração de indivíduos e de povos que vêem nele a solução para seus problemas. 
Tal anseio é inteiramente justificável, pois Deus colocou na mente e no coração humano possibilidades imensas de aprimoramento, e na natureza, riquezas inesgotáveis que devem ser utilizadas para cumprir a ordem divina de “dominar a terra” (Gn 1,28).

No entanto, é importante que se tenha clareza sobre o que é progresso. A palavra progresso, de origem latina, compõe-se da preposição “pro” (que significa “pra frente”) e “gressus” (“passo, movimento”). Progresso verdadeiro só existe quando as mudanças que se fazem colaboram para o aperfeiçoamento da pessoa humana ou da sociedade em que o homem vive. 
Erroneamente, com frequência, se chama de progresso qualquer mudança, qualquer movimento, mesmo que se trate de um verdadeiro “retrocesso”. Isso pode ocorrer em todos os aspectos da vida e da atividade humana, tanto na ciência, como nas artes, no âmbito pessoal, como na convivência social. 
Além disso, é preciso ter em conta que um determinado aperfeiçoamento em um campo pode significar um retrocesso em outro. O verdadeiro progresso só existe quando promove o desenvolvimento integral da personalidade e não prejudica a convivência fraterna entre todos os membros da sociedade. 

Anúncios