Image

A ex-amazona que perdeu o movimento das pernas após um acidente com um cavalo há cinco anos completou nesta terça-feira (8) a Maratona de Londres após caminhar por 16 dias com a ajuda de “calças robóticas”.

Claire Lomas, de 32 anos, se emocionou ao cruzar a linha de chegada e abraçar familiares. Ela foi a primeira pessoa no mundo a completar uma maratona usando o equipamento, chamado ReWalk.

Lomas começou a testar o equipamento especial há apenas quatro meses, e até algumas semanas atrás conseguia dar apenas 30 passos de cada vez.

Mas com um progresso rápido, ela completou em pouco mais de duas semanas o percurso de42 quilômetrosda maratona, concluído em pouco mais de duas horas pelos competidores de ponta em 22 de abril.

Durante uma competição em maio de 2007, o cavalo que Lomas montava colidiu com uma árvore, deixando-a com fraturas em seu pescoço, na coluna e nas costelas.

A fratura na coluna a deixou sem movimentos nas pernas, e os médicos a alertaram que ela nunca mais poderia andar e passaria o resto da vida em uma cadeira de rodas. Mas ela não se deixou abater e diz fazer o possível para recuperar a independência.

Anúncios