Image

Durante cerimônia de entrega de título de Doutor Honoris Causa de cinco universidades federais do Rio de Janeiro ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sexta-feira (4), a atriz Camila Pitanga quebrou o protocolo para pedir que a presidente Dilma Rousseff, que acompanhou o evento, vete o novo Código Florestal, aprovado pelo Congresso no fim de abril e que está sob análise da presidente, que pode vetar parcial ou totalmente o texto.

Camila Pitanga falava que se sentia honrada em participar da entrega do título a Lula, quando pediu licença de Dilma para quebrar o protocolo e disse: “Veta, Dilma”. A atriz foi aplaudida e a presidente Dilma cumprimentou Camila Pitanga com a cabeça.

O “Veta, Dilma” é um movimento organizado por entidades da área ambiental nas redes sociais contra o texto do novo código, que trata da preservação ambiental nas propriedades rurais.Paraambientalistas, o código pode levar ao aumento do desmatamento no país.

Na semana passada, a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, havia afirmado queDilma deverá vetar partes do projeto do novo Código Florestal que representem anistia para desmatadores.

Anúncios